Espetáculo “Sutura”, do escocês Anthony Neilson, faz curtíssima temporada no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo

Com direção de César Baptista, Sutura faz nova temporada, agora no Teatro Alfredo Mesquita, de 2 a 25 de novembro, com sessões sexta e sábado, às 21h, e domingos, às 19h. Com Anna Cecília Junqueira eIvo Müller no elenco, a peça discute, de forma ácida e inteligente temas como amor, hipocrisia, busca por felicidade, micro poder nas inter-relações e a precariedade da natureza humana.

_E8A7466Cena6Sexo.jpg

A notícia de um fato importante intensifica a dinâmica já estabelecida de um casal que tenta começar a reorganizar sua vida. Na tentativa de reconstruir essa história de amor, o terreno se revela movediço: encontros, desencontros, desejos, sonhos, ficção e realidade atravessam a relação desse casal, com ternura e brutalidade, abrindo um corte que expõe suas precariedades e os limites de sua natureza.

Desde a época de convivência no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho, há mais de dez anos, Ivo Müller e César Baptista alimentam o desejo de concretizar uma parceria no teatro. Depois de uma lacuna de anos em que ambos se dedicaram ao teatro e ao cinema em caminhos diferentes, agora finalmente se juntaram com o objetivo de montar um espetáculo teatral. Após muitas leituras de textos clássicos e contemporâneos, o ator e o diretor escolheram “Sutura”, de Anthony Neilson. Anna Cecília Junqueira, atriz que também fez parte do CPT, foi convidada pelos dois a abraçar o projeto e, logo após a primeira leitura, integrou-se nesse trabalho com imensa identificação e enorme desejo de montar a peça.

_E8A7684Escureceu.jpg

“Agora, para quê montar um texto de um dramaturgo escocês, em São Paulo, hoje? Entendemos que o texto Sutura está naquele rol de textos que provocam e surpreendem a plateia, porque leva a crer que a história vai se desenrolar por um lado, quando na verdade vai por outro. Como o próprio autor já disse a propósito da estreia de uma de suas peças, ‘Você está sentado confortavelmente? Bem, não por muito tempo.’”, comenta o diretor César Baptista.

O diretor optou por uma montagem que deseja colocar a plateia numa condição de cumplicidade com a situação do casal. Ao mesmo tempo, nesse trajeto que poderia instaurar um caminho de identificação, a peça procura gerar desvios, por veze sutis, que tornam as certezas movediças, escapando assim de uma lógica cartesiana. Este caminho, cheio de detalhes rigorosamente pensados para a cena, procura não dar a história totalmente pronta para a plateia, de modo que ela mesma possa contribuir, em certa medida, com sua perspectiva. Para a direção, no cerne disso tudo, está o jogo – entre os atores e o texto – como procedimento que constitui o fundamento deste trabalho.

_E8A7374.jpg

SINOPSE

A notícia de um fato importante intensifica a dinâmica já estabelecida de um casal que tenta começar a reorganizar sua vida. Na tentativa de reconstruir essa história de amor, o terreno se revela movediço: encontros, desencontros, desejos, sonhos, ficção e realidade atravessam a relação desse casal, com ternura e brutalidade, abrindo um corte que expõe suas precariedades e os limites de sua natureza.

Ficha Técnica:

Autor: Anthony Neilson

Tradução: Ivo Müller

Direção: César Baptista

Diretor assistente: Arno Afonso

Produção: Nathalia Gouvêa

Elenco: Anna Cecilia Junqueira e Ivo Müller

Figurino: Marichilene Artisevskis

Cenário: Leo Ceolin

Trilha sonora compilada e Iluminação: César Baptista

Designer Gráfico: Leonardo Junqueira

Assessoria de Imprensa: Renato Fernandes

Serviço:

Sutura

Temporada: 2 a 25 de novembro de 2018

Horários: Sexta e sábado, às 21h, e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia)

Classificação: 16 anos

Duração: 70 minutos

Gênero: Drama

Teatro Alfredo Mesquita

Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo

Tel.: (11) 2221-3657

Fotos: Bruno Favery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s