Grupo Pasárgada encena espetáculos gratuitos em comemoração aos 47 anos de trajetória no Teatro João Caetano, em São Paulo

Em comemoração a seus 47 anos de história, o grupo Pasárgada apresenta a mostra de repertório Itinerário do Pasárgada, com três espetáculos, todos com entrada grátis. Panos e Lendas acontece nos dias 27 e 28 de outubro, às 16h, no Teatro João Caetano; e Labirinto de Filó, entre 03 e 18 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h, no mesmo lugar.

Foto Panos e Lendas (2).jpg

A mostra de repertório é uma atividade do projeto Itinerário do Passárgada47 Anos de Estrada, contemplado na 32ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A iniciativa ainda prevê a apresentação de outros três espetáculos, ciclo de bate-papo e lançamento de um livro em comemoração à trajetória da companhia.

Comemorando 40 anos de sucesso, Panos e Lendas, de José Geraldo Rocha e Wladimir Capella, fala sobre a criação do mundo a partir do olhar de dois índios, que usam suas raízes e seus costumes para tratar do ciclo da vida, com ternura e simplicidade. O espetáculo homenageia a cultura popular com lendas brasileiras, parlendas e cantigas de roda e de ninar tocadas ao vivo.

02.jpg

Labirinto de Filó, de José Geraldo Rocha, narra a história da curiosa e perguntadeira Minhoca Filó, que tem um monte de ideias e dúvidas na cabeça. Ela, a Menina da Rua de Cima e o Menino da Rua de Baixo se perdem em um labirinto de buracos e túneis. A filosofia e a música para crianças, tocada e cantada ao vivo, norteiam o espetáculo. A narrativa busca elementos das lendas gregas, nos fios de Ariadne e no enigma da Esfinge, para construir a jornada das personagens. A curiosidade da personagem Minhoca Filó é respondida ao longo da história, não de maneira precisa e científica, mas divertida e poética, mantendo acesa a imaginação e provocando o desenvolvimento criativo.

 

Sobre o Pasárgada

Foto Panos e Lendas (3).jpg

Criado em 1971, o Pasárgada foi formado inicialmente por ex-alunos da Escola de Arte Dramática da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. O nome do grupo é inspirado no célebre poema de Manuel Bandeira.

O primeiro espetáculo da companhia, “Garanto Que Uma Flor Nasceu”, de Plínio Teixeira e José Geraldo Rocha, era voltado para estudantes do ensino médio. A partir de seu segundo trabalho, “O Castelo de Mulumi”, de Jurandir Pereira, a trupe decidiu dedicar-se também a fazer teatro para crianças, pois as produções infantis não tinham conteúdo e eram carregadas de maniqueísmos e moralismo.

Alguns entre os tantos dos trabalhos do grupo foram “O Palhaço Imaginador” (1973), “Histórias do Bau Encantado” (1974), “Panos e Lendas” (1978), “Avoar” (1983), “Moinhos e Carrosséis” (1988), “Até Onde o Vento Levar” (1996), “Céu Aberto” (2008), “Peixe Vivo” (2010), “Labirinto de Filó” (2012) e “Que Bicho é Esse???” (2014).

05.jpg

SERVIÇO

Mostra Itinerário do Pasárgada – 47 Anos de Estrada

Panos e Lendas (Com Cia Pic Nic)

Texto: José Geraldo Rocha e Wladimir Capella

Quando: dias 27 e 28 de outubro, sábado e domingo, às 16h

Dia 27, haverá leitura especial com artistas da primeira montagem em comemoração aos 40 anos do espetáculo às 13h.

Informações: (11) 5573-3774

Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes

Gênero: Infanto Juvenil

Duração: 55 minutos

Classificação: livre

Sinopse: Em cartaz há 40 anos, Panos e Lendas narra a criação do mundo falando do homem sob o olhar de dois índios. Eles falam sobre as suas raízes, seus costumes, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade. Recheado de lendas brasileiras, como a da cana de açúcar e de Helena Pereira; parlendas, como do macaco e o grão de milho; cantigas de roda e de ninar, como “Terezinha de Jesus”, o “Cravo brigou com a Rosa” e “Tutu Marambá”, cantadas e tocadas ao vivo pelos atores.

Labirinto de Filó

Texto e Direção: José Geraldo Rocha

Quando: de 03 a 18 de novembro, sábados e domingos às 16h
Teatro João Caetano

Informações:

Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes

Gênero: Infanto |Juvenil

Duração: 55 minutos

Classificação: livre

Elenco: Daniel Langer, Karin Menezes, Mariana Rosinski, Pedro Machite e Taís Orlandi (Stand-In)

Sinopse: Essa é a história da Menina da Rua de Cima, do Menino da Rua de Baixo e a Minhoca Filó, uma minhoca curiosa e perguntadeira com um monte de dúvidas e ideias na cabeça que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. Espetáculo com músicos e atores, cantando e tocando ao vivo violão, viola caipira, sanfona e percussão, tendo como temática a poesia e a filosofia para crianças.

Teatro João Caetano

Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino

Tel.: (11) 5573-3774

 

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s