Nova edição do projeto “Poéticas da Cidade” traz a intervenção artística do coletivo de dança Parquear Bando ao Sesc Pinheiros, em São Paulo

 

Com atividades na unidade e no Largo da Batata, a proposta é promover a ocupação e interação em espaços públicos da cidade. Projeto se estende com oficina para crianças.

 

ParquearBando_ClarissaGuerra1

Foto: Clarissa Guerra

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o Sesc Pinheiros traz mais uma edição do projeto Poéticas da Cidade, caracterizada por intervenções cênicas no Largo da Batata, que dialogam com a poética do asfalto, do cotidiano e do ambiente externo da rua. Integram a programação do projeto as atividades Parquear Bando, da Dança Multiplex (dias 30, 31 e 1) e Parquear, no dia 2.

 

Parquear Bando é uma intervenção urbana cujos participantes experimentam a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário de atravessamentos, conexões, contemplação, respiração, intervenção e composição com os outros, com os lugares.  Na praça do Sesc Pinheiros, a atividade ocorre dias 30 e 31 de outubro, terça e quarta-feira, às 19h. No Largo da Batata, a intervenção será dia 1º de novembro, quinta, às 17h. Além dos performers da Dança Multiplex, de Minas Gerais, participam também performers inscritos previamente em processo de seleção aberto.

ParquearBando_ClarissaGuerra3

Foto: Clarissa Guerra

Já a oficina Parquear, no dia 2 de novembro, sexta, na Praça do Sesc Pinheiros, tem  como público alvo as crianças a partir de sete anos com seus pais e/ou acompanhantes. A atividade visa abrir aos participantes a experimentação de algumas ações e materiais propostos na intervenção Parquear Bando. Como age o corpo se é preciso equilibrar um bambu no topo da cabeça?  Como se mexer quando se está conectada com os outros? Como virar bicho vestindo tecidos?

Parquear Bando propõe a ocupação e interação em parques, áreas arborizadas e demais espaços públicos das cidades. Caminhar, equilibrar bambus, conectar-se, traçar formas geométricas, pescar sombras, observar, escutar, transformar-se em bichos são algumas das ações da performance.

SOBRE O DANÇA MULTIPLEX

 

parquear-bando--fotos-ceclia-pederzoli_22763587299_o_670.jpg

Foto: Cecília Pederzoli

Dança Multiplex é o modo colaborativo das dançarinas e coreógrafas Margô Assis, Renata Ferreira e Thembi Rosa estabelecerem parcerias para a continuidade das suas pesquisas. Desde 2000, as três artistas desenvolvem seus trabalhos apoiando-se mutuamente e em diálogo com artistas de diversas áreas. Em 2013, com o apoio Pró-Cultura do Minc, estrearam “Cada começo é só continuação,” e criaram o site com o histórico de seus trabalhos. Para Parquear convidaram Kênia Dias e formaram um quarteto que, desde 2011, pesquisa intervenções em áreas verdes urbanas, focando-se também no público infantil.

Na temporada Parquear 2014, foram convidadas as dançarinas, Karina Collaço, Heloisa Domingues e Dorothé Depeauw. Realizaram temporadas na Funarte MG, Sesc Pinheiros, Ipiranga, Itaquera, Interlagos, São Carlos em SP, Sesc Palladium (BH), Mostra de Dança XYZ em Brasília, Múltipla Dança em Florianópolis, dentre outras mostras e eventos relacionados a dança. Expandiram a proposta para o Parquear Bando e em cada apresentação abrem uma chamada para que até 20 pessoas passem a integrar o bando e experimentarem juntos essa composição em espaços públicos. Atualmente, Margô Assis, Thembi Rosa e Dorothé Depeauw seguem em continuidade com o Parquear Bando.

SOBRE POÉTICAS DA CIDADE

ffa1ff7d-c0d5-4896-a35d-7dd2c34c2242

Foto: Jogos Cortazianos / Thais Tkatchuk 

Esta é a quinta edição do Poéticas da Cidade , projeto do Sesc Pinheiros que prevê ações em diálogo com a poética da rua. A ideia é levar intervenções cênicas aos arredores do Sesc Pinheiros para transformar o cotidiano das pessoas que por ali passam. Em sua edição inaugural, em 2016, o projeto recebeu o Grupo Matula Teatro, com a intervenção Jogos Cortazianos, no Largo da Batata. Desde então foram mais quatro apresentações: a intervenção dos Ciclistas BonequeirosDesvio, de Muovere Cia. de Dança Contemporânea; Série Cartocoreográfica de Com o Núcleo Tríade e, por fim, a edição atual com Parquear Bando, da Cia Dança Multiplex.

 

Ficha Técnica Parquear Bando

Concepção: Margô Assis, Thembi Rosa, Dorothé Depeauw e convidados por convocatória aberta.
Produção: Dora Leão – PLATÔproduções.

 

SERVIÇO

POÉTICAS DA CIDADE: PARQUEAR BANDO

Dias 30 e 31 de outubro de 2018. Terça e quarta, 19h

Local: Praça do Sesc Pinheiros

Dia 1º de novembro de 2018. Quinta, das 17h
Local: Largo da Batata

(Em caso de chuva, a intervenção ocorrerá na Praça da Unidade.)

Grátis

Livre para todos os públicos

Duração: 120 minutos

OFICINA: PARQUEAR

Dia 2 de novembro de 2018. Sexta, das 12h às 14h

Local: Praça do Sesc Pinheiros

Grátis

Livre para todos os públicos

SESC PINHEIROS

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h.

Tel.: 11 3095.9400.

 

Fotos: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s