Gero Camilo e Victor Mendes estreiam “Umbigo”, o primeiro espetáculo infantil da Cia Tertúlia de Acontecimentos, no Sesc Interlagos, em São Paulo

 

 

Fábula infantil de Victor Mendes, com direção de Gero Camilo, a peça fica em cartaz entre 4 de novembro e 16 de dezembro, aos domingos, de graça, no Sesc Interlagos.O espetáculo volta em 2019, de 5 de janeiro a 3 de fevereiro no Sesc Belenzinho.

umbigodois.jpg

“Cansamos de falar com os adultos, agora queremos falar com as crianças”, brinca Gero, logo remendando: Mais do que ir em outra direção, a gente amplia o alcance de nossa arte”. Depois de várias parcerias em espetáculos teatrais adultos, os atores Victor Mendes e Gero Camilo criam seu primeiro espetáculo infantil. Ao lado das atrizes convidadas Luciana Carnielli e Nathália Alfieri, a dupla apresenta a peça Umbigo entre 4 de novembro e 16 de dezembro, domingos, 15 horas, no Sesc Interlagos, de graça. Ano que vem a temporada continua no Teatro do Sesc Belenzinho, entre 5 de janeiro e 3 de fevereiro.

A concepção parte do fantástico para abordar questões do universo infantil, como a aceitação na turminha. De forma divertida, Umbigo trata de temas importantes como a diferença e o preconceito. A fábula conta a história de Aderbal, um menino que faz uma descoberta muito importante em seu próprio corpo: Ele não tem umbigo. Desesperado após conferir uma dezena de vezes a situação da sua barriga, ele decide sair em busca de uma explicação e entender como será sua aceitação a partir de agora, que é diferente dos outros. Quando ele vai tomar banho de piscina no clube, a revolução é geral e uma grande discussão acontece na sua presença. Essa situação revela os preconceitos da sociedade e Aderbal fica triste e sozinho.

 

image011

O cenário de Júlio Dojcsar tem piscina, gangorra, escorregador. Os personagens são crianças e o espaço é um clube onde todos brincam. A montagem flerta com a linguagem do musical e abriga canções cantadas ao vivo pelos quatro atores. As letras são de Victor e a música de Luiz Gayotto, também na direção musical. Claudia Schapira assina figurino e Marisa Bentivegna concebeu o desenho de luz. A ideia de fazer infantil veio com Victor, que escrevera uma primeira versão do texto como uma fábula, quando estava no primeiro ano da EAD (Escola de Arte Dramática da Usp), 2011. Logo depois da temporada de Andy (que volta agora no Parlapatões), os atores sentiram a necessidade de falar também com o público infantil.

Para Gero Camilo, a possibilidade de dialogar com as crianças é uma nova aventura. A diversidade, a abertura para novas linguagens cênicas norteia a Cia Tertúlia de Acontecimentos, formada pelos dois atores e pela produtora Flávia Corrêa, que já foi da comédia ao drama e encontrou no infantil um caminho natural. “Existe um propósito consciente na escolha de montar um infantil, que é falar com um público novo.” “A maneira de desenvolver o trabalho continua da mesma forma, com uma variação da mesma dinâmica, nesse caso a direção é do Gero e o texto é meu. Estamos em cena abrindo para as atrizes convidadas”, fala Victor, sobre a essência da companhia permanecer a mesma. “Este texto tem características semelhantes às de outros adultos nossos, como tratar de diferenças e discutir o momento presente”, completa o artista.

 

Proposta de dramaturgia

image001.jpg

Umbigo, texto teatral inédito, conta a história de Aderbal e sua jornada na descoberta e entendimento de si mesmo quando descobre que não tem umbigo. Com narrativa ágil e dinâmica, explora a multiplicidade das vozes dos quatro intérpretes. Tendo como referência temática e formal textos importantes da literatura infantojuvenil, como o clássico Flicts, de Ziraldo, e o contemporâneo Um garoto chamado Rorbeto, de Gabriel O Pensador, a dramaturgia da peça trazer flexões sobre medos, diferenças e a maneira como devemos estar prontos para enfrentar os desafios.

“Mostrando que, mesmo vivendo em uma sociedade repleta de preconceitos, devemos parar de olhar somente para nós mesmos, para o próprio umbigo, e fazer alguma coisa pelo bem coletivo, compreender e tolerar as diferenças construindo assim, passo a passo, o caminho para um mundo mais justo”, fala Victor. “Duas formas de escrita foram abordadas para desenvolver a dramaturgia com bastante teatralidade, a primeira é a escrita em versos com rima, narrando a trajetória de Aderbal (o herói) em terceira pessoa, abordando seus momentos de conflito e, intercalada com ela, a escrita em prosa, para realizar interações entre os personagens e entre os personagens e a plateia, aumentando o dinamismo e rompendo a quarta parede, criando, assim, um texto épico, convocando a plateia para dentro do espetáculo”, afirma Gero.

A proposta da dramaturgia é sempre usar a comicidade, buscando a cumplicidade com a plateia para, aos poucos, ir revelando as intimidades de Aderbal e seus medos, provocando no espectador um questionamento sobre seus próprios medos e preconceitos. A temática da parte do corpo que falta em Aderbal foi escolhida cuidadosamente para discutir a questão da origem, de seu passado e seus antepassados. O umbigo é o símbolo do nascimento, do parto. Aderbal não tem pai e guarda consigo um ensinamento de seu avô, que era filho de escravo, sobre preconceito. Umbigo também é tido como o lugar do ego, quando ficamos muito ensimesmados ou agimos de forma individualista, olhamos somente para o próprio umbigo. A ausência dele faz com que Aderbal tenha que olhar para todos que estão em sua volta, reconhecendo as diferenças e aprendendo a lidar com elas.

 

umbigotres

Ficha Técnica:

Texto: Victor Mendes

Direção: Gero Camilo

Elenco: Victor Mendes, Nathalia Alfieri, Luciana Carnielli e Gero Camilo

Cenógrafo: Júlio Dojcsar

Figurinista: Claudia Shapira

Direção Musical: Luiz Gayotto

Desenho de Luz: Marisa Bentivegna

Produção: Flávia Corrêa

Assessoria de Imprensa: Arteplural – Fernanda Teixeira

Serviço:

UMBIGO

Temporada: 4 de novembro a 16 de dezembro de 2018

Horário: Domingos, às 15 h

Ingressos: Gratuito

Sesc Interlagos

Av. Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial

Tel.: (11) 5662-9500

 

 

Fotos: Carlão Firmino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s