Pedro Lima Vasconcellos lança a obra “Lendo as Cartas de João”, um guia de leitura sobre os escritos do evangelista

 

 

9788534949736

 

Publicado pela PAULUS Editora, a obra “Lendo as Cartas de João”, escrito por Pedro Lima Vasconcellos, oferece um guia de leitura sobre as três cartas de João. O livro propõe um estudo conjunto dos escritos devido à proximidade e conexão uma com as outras.

 

As chamadas “cartas de João” nos colocam em contato com um momento crítico das comunidades cuja trajetória havia feito brotar o Evangelho segundo João. Esse escrito estava sendo a inspiração para o testemunho que elas eram desafiadas a dar em meio a situações muito desafiadoras diante dos poderes do mundo, num caminho radical e diferente daqueles trilhados por outros grupos seguidores de Jesus. Mas agora novos problemas apareciam, no interior dessas comunidades “joaninas”, que estavam levando à ruptura dos laços mais básicos da fraternidade e comprometendo a própria sobrevivência delas. As cartas são escritas justamente por causa desta situação: quem as escreveu se apresenta com a autoridade de quem está ligado às memórias iniciais do caminho dessas comunidades, alerta contra os perigos que ele identifica num entendimento a respeito de Jesus e da vida de fé que ele considera equivocado. Suas palavras duras contra os que não aderem a seu pensamento são acompanhadas de outras, densas e profundas, sobre a radicalidade do amor: do amor que Deus é e que precisa ser a inspiração de todo agir na comunidade. Não perder de vista o mandamento antigo e sempre novo é condição para que ele tenha razão de existir e apontar a possibilidade de outros caminhos para a vida das pessoas.

 

Segundo o autor, as cartas se referem a uma mesma situação vivida por uma ou mais comunidades seguidoras de Jesus, cerca de setenta anos após a morte dele, um pouco depois do ano 100. Os escritos serviam de inspiração para o testemunho das comunidades que eram desafiadas a dar em meio a situações muito desafiadoras diante dos poderes do mundo, num caminho radical e diferente daqueles trilhados por outros grupos cristãos.

O autor alerta que para a reflexão do estudo contido nesta obra é exigido o entendimento das intenções de quem escreveu essas cartas e o conhecimento do quarto Evangelho do Novo Testamento, do ambiente em que ele foi escrito, de como se situava a comunidade no contexto em que se encontrava e diante dos desafios que se colocavam para ela.

Dividida em duas partes, o autor traz observações gerais, apresentando os textos e mostrando a relação entre eles e com o Evangelho segundo João. Na sequência Pedro Vasconcellos oferece ao leitor elementos que ajudem a entender o que poderia estar ocorrendo com a comunidade, e que levou a escrever essas cartas. Na segunda parte do livro, o leitor encontrará a leitura e o comentário de cada carta.

Ficha Técnica:

Título: Lendo as cartas de João
Autor: Pedro Lima Vasconcellos
Acabamento: Brochura
Coleção: Lendo a Bíblia
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Novo testamento

Serviço:

Pia Sociedade de São Paulo (Paullus Editora)

Rua Francisco Cruz, 229 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Tel.: (11) 5087 – 3734

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s